Clique nas bandeiras para acessar os nucleos estaduais
  • Acre
    Acre
  • Amapá
    Amapá
  • Amazonas
    Amazonas
  • Maranhão
    Maranhão
  • Mato Grosso
    Mato Grosso
  • Pará
    Pará
  • Rondônia
    Rondônia
  • Roraima
    Roraima
  • Tocantins
    Tocantins

Estado do Amapá

[ Amapá ]

O estado do Amapá fica localizado no extremo norte do país e tem os seguintes limites geográficos: faz limite ao norte com a Guiana Francesa, ao nordeste com o Suriname, ao sul e oeste com o estado do Pará e a leste com o Oceano Atlântico.

O estado tem uma área de 142.828,521 km e uma população total de 668.689 habitantes, a qual tem tido crescimento de mais de 5% ao ano nas últimas duas décadas.

O Amapá foi desmembrado do estado do Pará e instituído como Território Federal em 1943, a partir da política de criação de territórios federais no governo de Getúlio Vargas. Foi transformado em estado pela Constituição Federal de 1988, tendo sua implantação efetivada a partir de 1991, após a primeira eleição para governador e deputados estaduais realizada em 1990. Trata-se, portanto, de um estado novo, com pouco mais de 20 anos.

O estado é formado por 16 municípios, sendo estruturado em duas mesorregiões – norte e sul.

A mesorregião é formada pelos seguintes municípios: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.

A mesorregião sul é formada pelos municípios: Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Macapá (capital do estado), Pedra Branca, Porto Grande, Santana, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Mazagão e Vitória do Jari.

Abaixo o mapa da divisão política do estado do Amapá: clique aqui.

A economia do Amapá concentra-se na sua maior parte no comércio, adicionada de outras atividades do setor primário, tais como agricultura e o extrativismo vegetal – açaí, castanha do Pará – e a pesca. O setor mineral também tem um destaque na economia do estado, especialmente com a extração de ouro, ferro e outros minerais, os quais são comercializados por empresas mineradoras para o exterior. Na pauta de exportação do estado situam-se ainda a produção de celulose na região do Jarí e cavaco originário de uma vasta área de plantação de pinus na região central do Amapá.

Em 1991 foram implantadas no estado as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana, as quais comercializam diversos produtos importados do exterior (com destaque para os eletroeletrônicos), com isenção de impostos federais.

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA-UFPA. Setor Profissional, sala 220. Av. Perimetral s/n 01 - Guamá. Cep: 66075-650. Belém - Pará - Brasil

Tel: (91) 3201-7496

Desenvolvido por Equilibriumweb