Clique nas bandeiras para acessar os nucleos estaduais
  • Acre
    Acre
  • Amapá
    Amapá
  • Amazonas
    Amazonas
  • Maranhão
    Maranhão
  • Mato Grosso
    Mato Grosso
  • Pará
    Pará
  • Rondônia
    Rondônia
  • Roraima
    Roraima
  • Tocantins
    Tocantins

Introdução

 

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA

 


» Apresentação

 

O Índice de Sustentabilidade dos Municípios da Amazônia é composto por quatro dimensões, onde cada uma delas acompanha áreas diferentes do desenvolvimento dos municípios da região, sua distinção entre outros indicadores está associada à abrangência geográfica, será calculado para todos os municípios da Amazônia, o que no futuro propiciará estudos focados nos gargalos ao desenvolvimento regional.

A metodologia de cálculo desse Índice envolve uma série de variáveis cujo método de agregação se dá através de informações temáticas e espaciais. Composto de quatro dimensões, 9 subdimensões, 22 indicadores e  44 variáveis, o ISMA propõe uma forma direta de mensurar e classificar o desempenho dos municípios, micro e mesorregião de cada Estado que compõe a Região Amazônica. Clique aqui para ver o Quadro de resumo das Variáveis dos Componentes do ISMA.

Pelo fato dos indicadores selecionados para cada dimensão serem mensurados em diferentes unidades de medida e com diferentes amplitudes de variação, eles são transformados em medidas adimensionais com magnitude entre 0 e 1.

Importante destacar ainda, que variados são os métodos para obter os pesos de cada indicador, sendo alguns puramente estatísticos, outros uma mescla de conveniências e critérios subjetivos e estatísticos. Em princípio, a escolha dos limites e dos pesos depende da utilização específica que se deseja dar ao Índice. Mais especificamente atribuímos os pesos que são apresentados no Quadro resumo das variáveis componentes, abaixo.

Importante destacar, que se torna necessário anteriormente aos cálculos e consequente formação dos indicadores utilizar o método dos escores padronizados para homogeneizar os componentes usados. Este método propicia a comparação dos indicadores entre si e em relação à média estadual, além acompanhar a evolução do comportamento de cada indicador, através dos anos. 
 

Clique aqui para ver a Composição do ISMA.

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA-UFPA. Setor Profissional, sala 220. Av. Perimetral s/n 01 - Guamá. Cep: 66075-650. Belém - Pará - Brasil

Tel: (91) 3201-7496

Desenvolvido por Equilibriumweb